quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Vamos abraçar o compa Paulo Rocha amanhã! E vivam o PT, a CUT e seus lutadores e lutadoras!

Nós com Paulo Rocha no dia 13 de agosto, na CNBB-Belém. Firmes na luta, com alegria e convicção!
Paulo Rocha chega a Belém amanhã às 18 horas. Vamos lá no aeroporto, receber com carinho o querido guerreiro. Depois, seguimos para a Escola Salesiana do Trabalho, escola berço de tanto companheiro valoroso como Alberdan, Paulo Rocha, Sodré, Edir Gaya, Lalá que já nos deixou. E tantos mais....

Vou abraçar feliz este companheiro que foi tão injustiçado e desonrado publicamente por conta desse mensalão.Em 2010, esta pecha impediu que ele fosse senador e olha que mesmo assim chegou a 1 milhão e 800 votos! O piche mensaleiro grudou na alma e até agora, no 1º turno em Belém, ouvimos pelas ruas essa baixaria grudada ao PT, ao petismo. Até de gente que eu nunca pensei que falaria tal coisa!

Como disse em outro post no meu blog no dia 23 de outubro, tou muito alegre. Comecei minha militância política escrevendo o jornalzinho "Companheiro Gráfico", da então oposição dos gráficos, rodado em mimeógrafo no início, hehehe. Paulo seria o 1º presidente do Sindicato dos Gráficos, depois da CUT.Pará, depois do PT.Pará, deputado federal. Sempre com um lado: o dos trabalhadores, dos que mais precisam.

Registrei em post anterior:

Meu companheiro Paulo Rocha conseguiu hoje ser absolvido pelo STF, depois de um dramático empate. E eu fiquei emocionada e feliz por ele, por sua história de lutador e construtor do PT, da CUT e de dias melhores para os que mais precisam, há mais de 3 décadas. Também, porque não terei mais que ouvir nenhum patife chamando o Paulo e a nós, petistas, de mensaleiros. Patifes de lá e de cá, de todos os naipes que tanto aleive e danos causaram à vida do Paulo Rocha. E também às vidas de companheiros valorosos como Zé Dirceu, Genoíno..."

E outro querido companheiro,  Zé Carlos, hoje no PV, fez um lindo registro em seu blog sobre a magnífica figura humana que é o Paulo Rocha. Em 12/out/12:

Paulo Rocha a caminho da absolvição

O resultado pela absolvição será justo com a história política de Paulo. Um rapaz humilde, filho de uma família de dezessete filhos,  que veio de Terra Alta, naquela época município de Curuçá, para ser aluno interno do Colégio Salesiano do Trabalho. Ali, Paulo estudou e aprendeu a profissão de gráfico, sendo o primeiro profissional a manusear a nova forma de impressão pelo processo off-set, e trabalhou para ajudar a construir a própria Escola. Foi carregando cimento nas costas, que o jovem franzino adquiriu um grave problema de coluna, que o acompanha até hoje, agravando com as tensões nervosas das crises políticas, as vezes o jogando diretamente na cama, sem poder movimentar-se como gosta. Quando Paulo recebeu a noticia do seu indiciamento no processo do mensalão, entrou numa crise de coluna que por pouco não lhe deixa imobilizado para sempre. 

Ele chefiou as oficinas gráficas da Escola Salesiana ensinando aos jovens pobres da periferia da Pedreira e Sacramenta o oficio gráfico. Paulo começou cedo sua inclinação pela política. era ele quem cedia a gráfica da Escola para imprimir material dos movimentos sociais contra a ditadura militar. Acabou sendo preso pela Polícia Federal quando imprimia a histórica edição número cinco do Jornal Resistência. 

Paulo Rocha foi autor da primeira foto colorida impressa em um jornal do Norte, O Liberal. Montou o laboratório da antiga Grafisa e de lá saiu para liderar o movimento de oposição sindical dos gráficos. Paulo trabalhava muito para se manter e ajudar a criar os irmãos, mas ainda sobrava tempo para fazer política sindical e depois partidária. Vencemos três eleições sindicais no Sindicato dos Gráficos, tornando-nos uma referência para outros movimentos, e elegemos a primeira diretoria em 1983, da qual ele foi o presidente e eu o secretário geral. A nossa diretoria, por ser a primeira, teve a responsabilidade de apoiar outras oposições e a construção da Central Única dos Trabalhadores. 

Paulo Rocha federal e Zé Carlos estadual, foi o voto de muitos companheiros trabalhadores aqui do Pará. No parlamento e na política, Paulo desenvolveu uma enorme habilidade de negociar , de ouvir, de agregar. Montou um grupo político que exerceu a maioria dentro do PT por muito tempo. Sempre foi conciliador e muito querido, inclusive por políticos de fora do PT. Paulo era o coordenador da bancada paraenses no Congresso Nacional.

Se Paulo não tivesse sido arrolado e denunciado no processo do mensalão, hoje ele seria Senador do Pará, com toda a certeza. Este prejuízo nunca será pago. 

Paulo Rocha, acredito, será inocentado e retomará sua vida política, agora sem a companhia do fiel escudeiro Laércio Oliveria, falecido recentemente, vítima de câncer, mas com muitas lições tiradas deste doloroso episódio. Que Nossa Senhora de Nazaré te cubra de bênçãos e te proteja sempre, caro amigo.

1 comentários:

wbarroso.educa@gmail.com disse...

Hora de vitória, hora de resgate da dignidade, Paulo Rocha merece. Na oportunidade, vamos repensar o PT Pará. Vamos reconstruir em um novo patamar de ética, democracia e dignidade participativa.
Prof. Wilson Barroso

 
;