quinta-feira, 22 de maio de 2014 0 comentários

Como vencer o ódio em 2014 da mesma forma com que vencemos o medo em 2002. Borilá, PT. De novo!


quarta-feira, 14 de maio de 2014 0 comentários

Delegado sindical é alguém que tem a capacidade de se indignar e agir contra injustiças. Inscrições ao cargo até 19 de maio.

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
                                                             *
"Vou falar, correndo o risco de parecer ridículo que o verdadeiro revolucionário é guiado por fortes sentimentos de amor, é impossível pensar num revolucionário autêntico sem esta característica. (Che Guevara).
*
Ter a capacidade de se indignar diante de injustiças. E de se manifestar, organizar uma resistência à injustiça. Na minha opinião de sindicalista cutista das antigas, esta é a principal qualidade de um candidato a delegado sindical, aquela pessoa, aquela colega que dentro do local de trabalho faz a diferença, tem espírito e ação solidárias, se incomoda com a dor do outro, enfim, faz de um tudo pra ter um ambiente saudável.

E é justamente pessoas desse tipo que o Sindicato dos Bancários do Pará está procurando nesse momento, nas agências e unidades do Banpará, Banco da Amazônia, Caixa e Banco do Brasil para que se inscreva como delegado sindical, colega que é a ponte entre o local de trabalho e o sindicato, que se indigna com injustiças, distorções e atua firmemente pra eliminá-las.

O delegado sindical tem mandato e estabilidade durante um ano, renovado por mais um. É da lei. E é vital para que a atuação sindical seja mais vigorosa e mais condizente com a dura realidade de péssimas condições de trabalho existentes nos bancos.

A hora de ampliar mais ainda a turma que luta o bom combate é agora. Entra neste linque, vê os detalhes e te inscreve. 
É até dia 19 de maio/14.

sábado, 3 de maio de 2014 0 comentários

Paizinho estaria no berço hoje, se conosco estivesse. E outro grande homem, Genoíno, também aniversaria. Preso pelo sadismo ideológico...

Um abraço que ganhei do meu paizinho e que sinto até hoje, na maré vazante e nas preamares da vida. Bença, pai e parabéns!

Se estivesse nessa jornada ainda conosco, meu paizinho faria 91 anos hoje. Ele tinha 10 anos a mais que a mãezinha e quando se foi, há 3 anos, mantinha a leveza de um menino de 7 anos. Nunca conheci alguém tão de bem com a vida e bem humorado como seo Heraldo. Aprendi com ele o que carrego de melhor como ser humano. 

E como me bate a saudade dele e desse abraço chegado que ele me dava em silêncio e sorrindo cada vez que a gente se via. E ainda ensaiava uns passos de carimbó, comia uns filhos de bacuri e ria, contava histórias. Gostava do Lula e da Dilma e detestava Fernando Henrique Cardoso ("teve um ano, minha filha, que esse doutor de m... deu 5,00 de reajuste pros aposentados", me repetia quando via a imagem do FHC na tevê).

Paizinho, parabéns por teres me gerado, me dado tanto amor e me ensinado tanto a lidar com a vida, a gostar de gentes.
Esse abraço, como eu o sinto quando os dias tão de maré baixa e quando estão de preamar. 

Te amo!

***
P.S - Genoíno, preso de novo - Hoje, outro grande homem faz 68 anos. É o companheiro Genoíno, que voltou para o presídio da Papuda, no dia do seu aniversário, em mais uma superdosagem de sadismo do presidente do STF, Joaquim Barbosa.
Adicionar legenda

A filha de Genoíno, Miruna, escreveu este texto:

“Graças a médicos muito bem escolhidos por sua ideologia e a uma mídia que chega ao ponto de se regozijar com uma pessoa doente ter de ir a um presídio, meu pai passará o seu aniversário na Papuda.
Dia 3 de maio, meu pai faz aniversário. Estará apenas do lado do seu companheiro José Dirceu. E estará com a vida em risco, graças à criminalização da política criada para calar aqueles que somente lutaram por projetos e ideias, nunca por dinheiro.

 "Já não tenho coração. Já não tenho lágrimas. Já não tenho grito. Já não tenho alma. E aqui estou. Porque tenho dois filhos que são pequenos demais para viver na própria pele a injustiça da vida.

"Eu só posso pedir a vocês que rezem, acho que nem pelo meu pai não, porque ele está forte e sua luz é eterna, mas rezem por essa pessoa que decide a desgraça alheia. Rezem pela Globo. Rezem pela Folha. Rezem pela Veja. Eu tenho certeza de que eles todos precisam de orações para que um dia sejam capazes de ver o que estão fazendo com um ser humano e toda sua família.
Que eu tenha forças para continuar respirando.”
sexta-feira, 2 de maio de 2014 0 comentários

Presidente do Banpará dá as explicações para a nomeação sem concorrência.

O presidente do Banpará, Augusto Sérgio Amorim da Costa, enviou hoje no final da tarde a seguinte mensagem à editora deste blog, após a leitura do post: Nepotismo à vista? Alguém deveria aconselhar o presidente do Banpará a olhar a Bíblia: tudo me é lícito, mas nem tudo me convém....

"O Conselho Monetário Nacional expediu e Resolução 4.327 que obriga as Instituições Financeiras a implementarem uma Política de Responsabilidade  Sócioambiental, entre outras coisas. A única funcionária concursada do banco com formação na área foi nomeada para coordenar tais atividades.
As funções da Matriz {do banco} são nomeadas tecnicamente; ainda não são feitas por seleção.
Outra informação: estou divorciado. 
Conto com vc para corrigir essas inverdades e para que possamos manter um diálogo sem levar para o lado pessoal e principalmente com respeito.Sempre respeitei vc e lhe tive em imensa consideração". 
***
 O ponto de vista da editora do blog sobre o assunto:

Destaco, na condição de funcionária do Banpará, editora deste blog, diretora da Fetec.CN e integrante da mesa de negociação do banco, além de integrante dos grupos paritários do PCS e Comitê Disciplinar:
- nem todas funções da Matriz são indicadas pela diretoria. Gerentes de projeto, analistas, agentes de área, auditores passam por cursos e processos seletivos, o que deveria ser uma regra geral para toda a empresa, bem mais saudável, posto que participativo, transparente e democrático.  Entendo que apenas as funções de gerente geral, superintendente e assessoria poderiam ser indicação exclusiva da gestão;
- particularmente, nesta situação, seria muito mais saudável para os processos seletivos e para quem deles participa que houvesse uma seletiva a todos os funcionários com a formação acadêmica exigida;
- finalmente, o fato de estar formalmente divorciado, não desfaz os vínculos da união estável que mantém com a nomeada; 
- Publicada a mensagem enviada pelo presidente do Banpará, dou por encerrado este assunto, por ora.

Vera Paoloni

Bancária do Banpará
quinta-feira, 1 de maio de 2014 0 comentários

Nepotismo à vista? Alguém deveria aconselhar o presidente do Banpará a olhar a Bíblia: tudo me é lícito, mas nem tudo me convém....


No Banpará, neste 1º de Maio, há pouco o que comemorar, em especial no que se refere a respeito às leis e aos direitos trabalhistas.
Em 24 de abril, ou seja, a 7 dias deste 1º de Maio, o presidente do Banpará, reestruturou o Núcleo de Marketing do banco (NUMAC), recheando-o de novas funções comissionadas, estas robustecidas com reajustes que alcançaram a casa dos 50%. Uma dessas funções comissionadas, a de subchefe do Núcleo de Responsabilidade SócioAmbiental, foi ofertado pelo presidente à sua esposa, funcionária do banco. Sem concorrência seletiva, sem estudo prévio de viabilidade. O Núcleo é diretamente vinculado à presidência e por ele  transitam a propaganda e os patrocínios.
É nepotismo? Como diz a Bíblia, tudo é me é lícito, mas nem tudo me convém.
Já é a segunda vez que o presidente tenta dar uma função comissionada à sua companheira. Em agosto de 2012, tentara e voltou atrás. Tomara que o bom senso que gritou em 2012 volte a se acionar agora.

No blog Espaço Aberto, o jornalista Paulo Bemerguy conta tudo:

Outra portaria no Banpará. Também polêmica. Muito. 

Uma portaria assinada na última quinta-feira, dia 24, pelo presidente do Banpará, Augusto Sérgio Amorim Costa, tem tudo para fazer com que o funcionalismo do banco fique 

porraqui. Novamente porraqui.
A portaria tem mais ou menos o mesmo sentido, o mesmo alcance e o mesmo significado de duas outras, que o mesmíssimo doutor assinou em agosto de 2012, uma delas tendo sido revogada, coincidentemente, no mesmo dia em que o Espaço Aberto encaminhou alguns questionamentos à presidência do Banpará.
Em 2012, a Portaria nº 097 (clique aqui para ler a íntegra) remanejou funcionários para atuarem em funções comissionadas em outras unidades, incluindo a Assessoria da Presidência do Banpará.
Dois detalhes nada desprezíveis chamavam a atenção, acedendo o estopim de insatisfações: primeiro, uma outra portaria, a de nº 082, datada de 6 de julho passado (clique aqui para ler a íntegra), que reajustava em nada menos de 100% o valor da gratificação das funções de assessor de diretoria e assessor da presidência, que assim passaram a receber R$ 4.400,00.
O segundo detalhe referia-se à possibilidade de que as nomeações constantes da Portaria nº 097, que acabou revogada, dessem ensejo a questionamentos judiciais, em decorrência de eventuais impedimentos e afrontas claramente consignados na Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, que configura os casos de nepotismo.
Agora, a parada é a seguinte.
Deem uma espiada na portaria acima, que foi remetida ao Espaço Aberto por e-mail no último final de semana.
Há cerca de duas semanas, por meio da Portaria nº 041 (vejam numa das imagens acima), a presidência do Banpará reajustou as comissões da Matriz. Detalhe: o maior reajuste foi para gerentes e chefes de subnúcleo. A questão é que uma das contempladas é Jamile Elzira de Almeida Varella, esposa do presidente Augusto Sérgio Amorim, que passou a faturar R$ 4.561,22 como chefe de subnúcleo.
Em 2012, as imputações de eventual nepotismo também tinham a ver com a designação da mesma funcionária para exercer as funções de assessora da presidência. Por medida da cautela, desistiu-se dessa empreitada no mínimo, digamos, arriscada e discutível do ponto de vista ético.
Agora, não. Ou parece que não. Agora, a elasticidade ética que orientou a emissão da portaria parece ter sido elastecido a um ponto que poderá dar margens a questionamentos de toda ordem. Enquanto isso, a esposa do presidente do Banpará desponta na condição, como vocês podem ver na portaria acima, de chefe do Subnúcleo de Responsabilidade Socioambiental.
Essa unidade consta da Portaria 051/2041, de 24 deste mês, que extinguiu7 o Núcleo de Marketing, Comunicação Institucional e Responsabilidade Social e deu-lhe uma nova estrutura, vinculando-se dois subnúcleos, um para cuidar de marketing, comunicação, patrocínio e eventos, outro para cuidar apenas de responsabilidade socioambiental.
Sabe-se lá as extensões das responsabilidades sociambientais do Banpará, mas se está na portaria e se a subchefe designada vai faturar R$ 4.561,22, sem dúvida alguma que precisamos todos acompanhar o que esse subnúcleo vai fazer, como vai operar, se vai manejar verbas, como vai aplicá-las, em quê como e quando.
Porque tem o seguinte: o Núcleo de Marketing (Numac), como vocês veem pela portaria, é área responsável por patrocínios, eventos e propaganda do banco. Por lá trafega dinheiro, portanto. Muito dinheiro. Daí justificar-se a necessidade de acompanhamento das mudanças operadas.
Para a ex-presidente do Sindicato e funcionária do Banpará Vera Paoloni, que também é diretora da Federação dos Bancários, integrante da mesa de negociação e dos comitês disciplinar e do Grupo de Trabalho do PCS (plano de Cargos  Salários) do Banpará, o conteúdo da portaria é polêmico.
"Olha, é primeiro de tudo lamentável essa forma de condução do banco, como se fosse a própria casa, sem respeito aos processos internos, ao funcionalismo, às regras e à democracia. Em segundo, é inaceitável esse tipo de comportamento autoritário e desrespeitoso que a direção do Banpará insiste manter nesses quatro anos à frente da instituição. Espero que o bom senso faça o presidente recuar desse gesto no mínimo insano".
Espaço Aberto tentou, ontem à noite, ouvir setores do Banpará que pudessem se manifestar, mas não conseguiu. De qualquer forma, ficou o blog à disposição para publiciar qualquer esclarecimento que a direção do Banpará entenda pertinente.


As portarias
A portaria que reajusta funções em até 50%. Foi a primeira medida.

A portaria que reestrutura o NUMAC, criando várias funções comissionadas.

E o presente à própria esposa: chefa de subnúcleo, com 3 gerências subordinadas
Quantas lutas continuaremos a travar no Banpará?


***

P.S. - CUT, CTB, Nova Central, CSB estiveram hoje pela manhã na Praça da República, em Belém, comemorando o 1ºde Maio. E CUT, Kizomba-Secundaristas e Movimento Esquerda Vive se uniram na coleta de assinaturas ao projeto de Lei da Mídia Democrática. 
O belo poema a seguir é uma homenagem à classe trabalhadora:
 Obrigado ao agricultor por cultivar a terra
e dela tirar o nosso sustento, nosso alimento.
Obrigado ao professor que transmite o
conhecimento com amor.
Obrigado ao médico que trata a doença
Com paciência.
Obrigado ao operário
Que todos os dias o sonho constrói.
Obrigado ao padeiro
Que com amor prepara
O pão quentinho de cada dia.
Obrigado ao jornalista e ao jornaleiro
Que leva a notícia fresquinha
O dia inteiro.
Obrigado ao motorista
Que com atenção
leva o passageiro.
Obrigado ao dentista
Que trata do sorriso do brasileiro.
Obrigado ao carteiro que leva
A correspondência, a carta
Ao destino certeiro.
Obrigado a todos os trabalhadores
E trabalhadoras que fazem deste país
Um lugar melhor e mais feliz.
1o de Maio, Dia do trabalhador e da trabalhadora! (Autoria desconhecida)









Reencontrando a companheirada de luta na Praça da República.
 
;