sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 0 comentários

Como diz a Cora Coralina, nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas...

Um bom final de semana e um pouco de maravilhosa poesia em nossas vidas. Não pode ser só aridez, né?

Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser: 
colo que acolhe, 
braço que envolve, 
palavra que conforta, 
silêncio que respeita, 
alegria que contagia, 
lágrima que corre, 
olhar que acaricia,
desejo que sacia, 
amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. 

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. 
(Cora Coralina)

***
P.S. Hoje mais uma colega bancária do Banpará de Belém foi vítima do sapatinho, modalidade do crime que assaltantes sequestram a pessoa e seus familiares em casa. É uma mistura explosiva de insegurança bancária com insegurança pública. E em meio a tudo isso, a vítima é sempre o trabalhadora, a trabalhadora bancária. Até quando?
terça-feira, 21 de janeiro de 2014 0 comentários

Banpará ameaça não pagar a promoção por merecimento firmada em acordo e após 30 dias de greve. E há 9 projetos no Congresso Nacional ameaçando direitos da classe trabalhadora, diz o Viomundo.

Bancos continuam aprontando. A última e que me ocupou hoje o dia inteiro e de vários dirigentes sindicais do Pará é que o Banpará ameaça não honrar o compromisso de pagar a promoção por merecimento aprovada em assembleia da campanha salarial 2013 e firmada por acordo com o Sindicato dos Bancários do Pará, Fetec-CN (federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Empresas de Crédito da Região Centro Norte) e ContrafCUT, a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro. A promoção por merecimento é uma conquista do Plano de Cargos e Salários e a promoção significa um salto de 5% no salário dos trabalhadores e trabalhadoras do Banco do Estado do Pará S.A.

A folha de pagamento do funcionalismo do Banpará sai no dia 23. E dia 24, tem Assembleia Geral Ordinária para discutir distribuição de dividendos aos acionistas. Ora, pague-se primeiro o que deve e depois se distrbua dividendos, Simples assim.
Categoria para se não banco não honrar o que foi firmado em acordo após 30 dias de greve.

Naturalmente, o Sindicato dos Bancários do Pará  já enviou ofício ao Banpará cobrando imediata resposta e agendando reunião. E também é  possível ter barulho nos próximos dias, a depender da resposta do banco. Calote, sindicalistas e a categoria não aceitarão quietos. Tá no kit e na veia sindicais cutistas.

Uma síntese braba de como precisamos sempre orar , vigiar e lutar. Do blog Viomundo.

Ameaça à classe trabalhadora - Mas não só os bancos aprontam. O atento blog Viomundo destaca que há nove projetos tramitando no Congresso Nacional que atacam direitos e roubam direitos da classe trabalhadora. Mira o quadro aí em cima. Então, este 2014 promete!
***
P.S.: Ganhamos a primeira! - E chega neste 1º dia de Aquário, 21 de janeiro, a boa nova: sai a primeira sentença favorável às ações que o Sindicato dos Bancários do Pará (via escritório da advogada Mary Cohen) move contra o Banpará na 7ª e 8ª hora. A ação beneficia os trabalhadores e trabalhadoras que são gerentes de projetos na Diretoria Financeira. A tese do Sindicato é simples: a comissão acrescida ao salário deve ser mantida, mas a jornada é de 6 horas, pois as duas horas de trabalho acrescidas são ilegais. É a primeira de uma série de bons resultados.

domingo, 12 de janeiro de 2014 2 comentários

A TAM sempre voou em Belém e até com mais chuva. E agora alega excesso de chuva pelos cancelamentos de voos. ANAC, SAC, MP, PROCON, cadê vocês?

Começou dia 8 de janeiro - dia em que veio ao mundo a pequena Yve, filhota da amiga Lidiane - o cancelamento que hoje chega a mais de 20 voos e redirecionamento de mais 9  da TAM só em Belém e que se reflete em vários pontos do país. O tumulto é bem mais acentuado no Pará e na região Norte, região muito mal servida de voos. E o noticiário sobre cancelamento de voos e o desrespeito com passageiros, fez a TAM primeiro informar (?) que excesso de chuva estava provocando  atrasos nos voos e hoje, que há uma pista no aeroporto internacional de Belém que não oferece segurança, devido à lâmina d'água.

É uma desculpa risível e que insulta a inteligência.

Primeiro, a chuva. Em Belém chove quase os 365 dias do ano, o que é sabido no país inteiro e a TAM nunca deixou de voar em Belém por conta de água.

Segundo, todas as demais companhias aéreas estão pousando e decolando normalmente. Ora, se todas as companhias aéreas indo e vindo debaixo do mesmo sol e da mesma chuva, por que as condições meteorológicas estão atingindo apenas a TAM?

O que está acontecendo, na real?


Passageira dorme de puro cansaço: nada daTAM
A venda da TAM para a chilena LAN travestida de associação,foi uma burla à legislação brasileira, como conta o jornalista Luís Nassif
Quando se juntou à  chilena LAN, a TAM divulgou a perspectiva de lucros estupendos. Na época da venda,  a TAM tinha 143 aeronaves e 25 mil funcionários. Recentemente, pra manter a lucratividade, fez uma famigerada reestruturação produtiva e hoje tem 18 mil funcionários. Em agosto 2013, demitiu 800 tripulantes entre comissários, comandantes e  co-pilotos, o que também deve ter influenciado o cancelamento de voos, pois novas equipes contratadas precisam de um tempo de treinamento. Tempo esse que faltou, o que revela péssima gestão administrativa e nenhum compromisso com a geração de emprego.

Cadê ANAC, SAC, MP? -  Se verdadeira, a nota da TAM (mais abaixo) mostra que há risco de morte, há insegurança por conta da chuva. O que é estranho e que a TAM sempre operou no mesmo aeroporto e com muito mais chuva. E GOL, Azul, Tripp, Seta continuam voando normalmente. Alguém está faltando com a verdade e entre a TAM e órgãos de fiscalização e governo, ficamos nós, passageiros sem resposta, sem voos, sem acomodações. E no balcão da TAM, alguns valentes funcionários tentam explicar o que não sabem e resolver o que não podem, enquanto os covardes donos da empresa assistem bem longe e de camarote as explosões nos aeroportos.


Mais de 20 voos cancelados e 9 redirecionados. E o passageiro só sabe disso no aeroporto.

Em Belém, não tem um posto da ANAC. E só a desinformação como companhia. 
Em 2010, Luís Nassif denunciou o que significava a venda da TAM e como foi um péssimo negócio para o Brasil. Pouco mais de 3 anos, neste início de 2014, com os voos cancelados aporrinhando a vida dos passageiros, em flagrante desrespeito, urge resposta do Governo Dilma via agência reguladora, a ANAC, Secretaria de Aviação Civil, Infraero. E o Ministério Público e o Procon também não podem fazer de conta que nada está acontecendo.
***
No meu twitter, os reclamos de passageiros e a resposta da TAM. Que nada responde


  1. sem qualquer assistência em São Luís e Macapá pessoas passando mau dentro do avião e sem nenhuma informaçao

  2. o interessante é que todas as cias aéreas estão pousando normalmente em Belém menos a Tam
  1. [...] nossa Central de Vendas e Fidelidade 4002 5700 (capitais) ou 0300 570 5700. Obrigado
  2. [...] segura. Para informações de remarcação ou reacomodação, por favor, entre em contato [...]
  3. [...] reiteramos que a segurança de voo é um valor imprescindível e todas as nossas ações visam garantir uma operação [...]
  4. [...] voos com origem ou destino em Belém foram impactadas. Lamentamos os transtornos causados aos nossos clientes e [....]
  5. Vera, devido as condições de decolagem e aterrissagem no Aeroporto de Belém, a programação de alguns de nossos [...]
  6. Oi Vera, por favor, nos informe o nº do voo. Obrigado.

O preocupante comunicado da TAM

Nota à Imprensa - Operações em Belém (PA) -  A TAM Linhas Aéreas informa que, após uma análise minuciosa das condições de decolagem e aterrissagem no Aeroporto Internacional de Belém, a companhia decidiu não operar no local em caso de acúmulo de lâminas d’água ou pista severamente molhada, já que sua prioridade é prestar um transporte seguro aos seus passageiros. Por isso, desde a última quarta-feira (8), alguns voos com origem ou destino nesse aeroporto estão sendo impactados. Entre a noite de ontem e o início da tarde de hoje, foram quatro voos cancelados e sete reprogramados, com os passageiros reacomodados em outros voos.

Caso a pista do aeroporto de Belém continue apresentando condições inseguras para pouso e decolagem, de acordo com os critérios de segurança da empresa, novos voos poderão ser cancelados ou alternados para outros aeroportos. Importante que o clientes procurem informações junto à TAM antes do embarque do seu voo. Os passageiros impactados estão recebendo toda a assistência necessária. A empresa lamenta os transtornos causados aos clientes e esclarece que isentará da cobrança de taxa de remarcação ou diferença de tarifa, no prazo de 30 dias a partir da data do voo, os passageiros afetados. A TAM reitera que a segurança de voo é um valor imprescindível e todas suas ações visam garantir uma operação segura.

TAM
Assessoria de Imprensa
(11) 5180-7300
Plantão: (11) 98644-0128
E-mail: imprensa.tam@kreabgavinanderson.com
www.tam.com.br
www.tam.com.br/imprensa

Após o comunicado da TAM, leitores sugerem esta nova logomarca.

0 comentários

Muito pai d'égua: Belém faz 398 anos e melhor PF do Brasil é a maniçoba vegetariana do Govinda, de Belém. Parabenzaço!!

Belém completa hoje 398 anos e pode ter 1001 problemas, mas é a cidade do meu coração, onde tive meus três filhos, netos, casei, descasei, sindicateio, tenho amizades daquelas que se guarda do lado esquerdo do peito, em que vou vivendo meus verões e invernos e é meu porto seguro. Égua, Belém!

Parabéns linda e amada cidade e olha que belos presentes: 
o restaurante Govinda ganhou o prêmio de melhor PF de 2013 com a deliciosa e imbatível maniçoba lacto vegetariana. E o povo da Eko - Estratégias em Comunicação, fez um belo vídeo pra homenagear Belém. Vale a pena ver o vídeo e encomendar  logoa maniçoba no Govinda (91.3222.3272). É de lamber os beiços, aliás como tudo que se faz no Govinda.

ÉGUA! Homenagem da Eko a Belém



A receita da maniçoba lacto vegetariana
O melhor prato feito de 2013 é de Belém, do restaurante Govinda: é uma deliciosa maniçoba vegetariana. Com uma receita  bem simples, embora algo trabalhosa. Anota, prepara e depois lambe os beiços. Parabéns ao povo do Govinda, restaurante de comidas deliciosas e honestas.
Ingredientes
 1 unidade - xícara de Ghee (óleo de manteiga) ou óleo de girassol
1 kg de maniva cozida durante 9 dias
200 gramas - proteína de soja graúda desidratada
50 gramas - castanha do Pará fresca
100 gramas - salsicha vegetariana
1 unidade - xícara de queijo provolone
1 unidade - tomate maduro
1 unidade - pimentão pequeno
1 unidade - colher de chá de mostarda em grão
 meia unidade - colher de chá assafétida em pó
1 unidade -colher de chá de massala básica
1 unidade - azeite a gosto
1 unidade - sal a gosto

Modo de preparo
Frite a soja desidratada e a salsicha até dourar, reserve. Em uma panela aqueça o ghee e acrescente a mostarda até pipocar, em seguida acrescente o pimentão, o tomate, a massala básica e o açafrão, deixe cozinhar por alguns minutos, até que o tomate esteja macio, depois acrescente a soja, a salsicha e a maniva cozida, deixe cozinhar por 10 minutos até engrossar. Desligue o fogo, acrescente a castanha do Pará, o queijo provolone, sal e azeite a gosto. Mexa bem, sirva quente.
A maniçoba vegetariana. Fotos: Thaís Sabino.Terra

Tiau, Belém: homenagem de Edir Gaya e Raimundo Sodré

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 4 comentários

7 de janeiro marca a tomada de poder pelos cabanos em Belém mas nenhuma na cidade rua faz essa homenagem. Viva a Cabanagem!

Nenhuma rua de Belém homenageia a Cabanagem, autêntica revolução popular paraense. E 7 de Janeiro marca a tomada de Belém pelos cabanos, como mostra este belo texto do jornalista e professor, compa Paulo Roberto Ferreira, que eu compartilho neste espaço, juntamente com o meme do Sindicato dos Bancários do Pará. E mais embaixo, os belos versos do poeta e professor Antonio Juraci Siqueira, também homenageando a Cabanagem.

Bom dia, meu povo!
***
O texto do Paulo Roberto Ferreira
Viva os cabanos! Viva Guaimiaba!Neste 7 de janeiro os cabanos tomaram o poder em Belém, em 1835. Nenhuma rua marca este fato histórico da única revolução popular que tomou o poder no Brasil imperial. Foi também no dia 7 de janeiro de 1619 que o índio Guaimiaba liderou uma revolta contra o colonizador português. Esta é a data que todos nós deveríamos festejar Belém. Mas as comemorações são no dia 12, que marca a chegada do colonizador.
===
E o leitor Waldemar Azevedo complementa, no feice de Paulo Ferreira: Em tempo= alguns historiadores estimam que foram mortos 60% dos homens acima de 16 anos. Genocídio, isso é que é e a nobreza foi a mandante. Contratou os mercenários ingleses.
==
O meme do Sindicato dos Bancários do Pará




==

O poema de Antonio Juraci Siqueira

SALVE 7 DE JANEIRO!
SALVE A RESISTÊNCIA CABANA!

ÚLTIMO VÔO – Antonio Juraci Siqueira
(Para quem traz no peito a chama
do ideal da Cabanagem.)

Quatro séculos de lutas
de um povo valente e audaz
em busca de liberdade,
justiça, respeito e paz
que, apesar dos desenganos,
segue entre perdas e danos
mas não se curva, jamais!

Quantos pés pisaram sonhos
dos nativos deste chão?
Quantos fomos, quantos somos,
quantos ainda virão?
Quantos tombaram lutando,
quantos vivem pelejando,
quantos sobreviverão?

Quantos heróis traspassados
pelo punhal assassino!...
Fontelles, Irmãos Canuto,
João Batista, Quintino,
Chico Mendes, Guaymiaba,
Expedito, Ajuricaba...
Quantos bravos num destino!

Como externar a bravura
sem par dos nossos avós
sem reprimir a ternura
que habita dentro de nós?
Como lutar tanto, tanto,
sem deixar, jamais, o pranto
sufocar a nossa voz?

Como é que um povo altaneiro
que a própria história constrói
pode quedar-se ferido
sem distintivo de herói?
Ser a pedra, ser a pluma,
a lança e a flor que perfuma
as mãos de quem a destrói...

Mas enquanto a intolerância
tem tentáculos de polvo,
a resistência dos bravos
em busca de um mundo novo
guarda o poder do oceano
e vence o ódio tirano
com a força que vem do povo!

(Do livro: “Uirá-Pirá – A saga do peixe-pássaro”)

E clique no blog da Franssinete pra conhecer um pouco mais sobre 179 anos da Cabanagem.

***
P.S - Campanha para Ulisses. A notícia é braba. O
camarada Ulisses Manaças, coordenador estadual do MST está com câncer no estômago e aguarda em casa leito para a cirurgia. Força, Ulisses! Há uma campanha´de energização, orações, fé e grana para ajudar o companheiro nessa difícil travessia.  Força, Ulisses! Vamos lá, com ajuda prática:

 Banco do Brasil
Conta poupança 5761-4
Agência 2809-6
Moisés Ferreira da Costa

contato: (siamcabral@yahoo.com.br ou 91.8338.3627)

 
;