sábado, 27 de julho de 2013 1 comentários

A mãe adoece e o pai nem liga? Isso lá é música pra embalar e entreter crianças? Galinha Pintadinha e Galo Carijó....

A Galinha Pintadinha é uma febre nas casas que têm crianças pequenas. Numa viagem recente de 1.600 km de carro que fiz com meu filho do meio, minha nora e o netinho Perseu, de 1 ano e 7 meses, vi o quanto a Galinha Pintadinha enche os olhos, coraçõezinhos e mentes dos pequeninos. E prendem a atenção da meninada e botam os adultos a cantarolar as músicas. Por isso mesmo, os autores de Galinha Pintadinha precisam ter total cuidado com o conteúdo das letras tão difundida entre pais, mães, filhotes, tios, tias e avós. Cuidado redobrado.

Por exemplo, leiam com atenção  a letra de Galinha Pintadinha e o Galo Carijó. A galinha (que representa a mãe) adoece e o galo carijó (que representa o pai) nem liga.

Como é que é? A mãe adoece o pai não liga, não tá nem aí pra mãe doente e quem pede socorro ao médico são os filhotinhos?

E por que o pai usa paletó? Só pra rimar? E os pais que não usam paletó, ficam como, deixam de ser pais?

Exige-se cuidado total ao lidar com crianças. Isso vale para alimentos, propagandas e conteúdos em vídeo e livros. Nada de brincar com desagregação, preconceito. Precisa regular isso com mais rigor.

Espero que esta crítica faça os autores de Galinha Pintadinha consertarem o que ainda considero com um vacilo. 

Bom restinho de férias, meu povo!
====
 A Galinha Pintadinha e o Galo Carijó

Pó pó pó pó pó...
A Galinha Pintadinha
e o Galo Carijó
a galinha usa saia
e o galo paletó
A galinha ficou doente
e o galo nem ligou
e os pintinhos foram correndo
pra chamar o seu doutor
O doutor era o peru( glu-glu)
a enfermeira era um urubu(uh-uh)
e a agulha da injeção
era a pena do pavão
Uiiiii!
Pó pó pó pó pó...

Este é meu netinho Perseu ligado na Galinha Pintadinha. Cena comum em milhares de lares brasileiros. Precisa TOTAL cuidado com o conteúdo!
 Ouça o vídeo:

quarta-feira, 24 de julho de 2013 0 comentários

Agora, o Pará tem comitê estadual pela Democratização da Comunicação. Para expressar a liberdade!

Foi em plena terça-feira de julho, na tarde do dia 23, ontem, que mais de 100 ativistas que lutam para combater o monopólio da mídia se reuniram na sede da OAB.Pa e lançaram o Fórum Paraense pela Democratização das Comunicações, um filho do FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Julho, é pleno verão na Amazônia e em Belém, significa uma cidade esvaziada pelas férias escolares. Então, sucesso de público e de ativismo. Ao todo, 50 entidades estiveram presentes durante o lançamento do Fórum. E assumiram o compromisso de coletar o abaixo-assinado pela democratização da comunicação.

Já ficou programado a primeira reunião do Fórum Paraense: será na sede da CUT.Pa no dia 8 de agosto, às 17 h, para traçar o plano de lutas e  eleger a delegação paraense para a plenária nacional do FNDC, a ocorrer dias 22 e 223 de agosto, em Brasília. 

Ficou encaminhado ainda que tanto a sede da CUT.Pa, como a da CTB serão pontos de referência para a entrega dos abaixo-assinados coletados. 

A atividade do lançamento do Fórum Paraense foi coordenada pela CUT.Pa, através da secretária de comunicação, Vera Paoloni e pelo coordenador do Núcleo Paraense do Barão de Itararé, Moisés Alves. 

Pelo FNDC esteve presente o compa Orlando Guilhon e pela coordenação nacional do Barão de Itararé, Sônia Correa. Orlando mostrou os pontos básicos da luta pela democratização de comunicação.

Entidades gerais que compuseram a mesa dos trabalhos: CUT.Pa.,   Jader Kawage da OAB.Pa, Marcão Fonteles da CTB, Sônia Correa do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e Orlando Guilhon da Coordenação Nacional do FNDC.

Pelos partidos, participaram Marquinho, pelo PT; Jorge Panzera pelo PC do B, Marinor Brito pelo PSOl e Leny Campelo pelo PPL.


Participaram também da atividade as entidades: SINTAPI, Sindicato dos Bancários, Sindjufe, AMB - Articulação de Mulheres Brasileira, Levante Popular da Juventude, Cebes - Centro de Estudos Brasileiro de Estudos em Saúde, MMM - Marcha Mundial de Mulheres, Fetagri.Pa, Coletivo Fora do Eixo, UNIPOP, Abep - Assoc. dos Proprietários de Bancas de Jornais e Revistas do estado do Pará, Sindicato dos Jornalistas, UBM - União Brasileira de Mulheres, Frente de Moradores Prejudicados da Bacia do Una, Fórum de Mulheres da Amazônia, Casa de Cultura da Terra Firme, Revista PZZ, Coletivo Luta FENAJ, MST, Comitê de Software Livre e Inclusão Digital, Idade Mídia Comunicação para Cidadania, Mocambo, Sindicato dos Correios, Sinpro, Instituto de Educação Popular Imanatara, Fórum Municipal de Cultura, Associaçãoi de Mulheres Maria Quitéria, Coordenação do Programa Serpro de Inclusão Digital, ASL, Sindicato da Alimentação,  SEPUB, Sindsaúde, Resistência FM, Sindicato dos Mototaxistas do Município de Belém, UAP - União Acadêmica Paraense, UJS - União da Juventude Socialista, União de Mulheres de Belém, GEMPAC.

Presentes ainda estudantes e os professores de Comunicação paulo Roberto Ferreira e Manuel Dutra, além da assessoria de comunicação da CUT Nacional, compa Alex Capuano.

50 entidades participam do lançamento do Fórum Paraense pela Democratização da Comunicação. Foto: Lucivaldo Sena

Entidades se comprometem a coletar o abaixo-assinado pela democratização da m´dia. Foto: Lucivaldo Sena.

Parte da mesa dos trabalhos no lançamento do Fórum Paraense pela Democratização da Comunicação. Foto: Lucivaldo Sena

Na sede da OAB.Pa rolaram os debates e alinhamentos do Fórum Paraense . Foto: IACEP.

Movimentos sociais tiveram o espaço para expressar a liberdade. Foto: PZZ
Mais de 100 pessoas estiveram no lançamento do Fórum Paraense pela Democratização da Comunicação dia 23/7/2013 na sede da OAB.Pa. Foto: Vera Paoloni
segunda-feira, 22 de julho de 2013 0 comentários

Nós também queremos falar! Fórum pela democratização da mídia será amanhã 23, na OAB.Pa. E dia 24, oficina de mídias sociais!

É amanhã, terça-feira 23, das 15 às 18 na sede da OAB.Pa, o lançamento do Fórum Paraense pela Democratização da Comunicação. 

O comitê estadual do FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação regionaliza a organização vital da luta para que se democratize a comunicação no país, no Pará.

A regionalização da programação da rádio e TV, além do incentivo à produção independente, sempre esteve na pauta do movimento pela democratização da comunicação.

É por isso que a regionalização da produção é um dos eixos centrais do Projeto de Lei de iniciativa popular da Mídia Democrática, lançado pela campanha "Para Expressar a Liberdade", uma iniciativa do FNDC. 

O projeto propõe uma garantia de 30% de produção local mínima diária para as emissoras, sendo que 10% da produção em horário nobre seria destinada a produções independentes. 

Para a coordenadora do FNDC e secretária de comunicação da CUT Nacional, Rosane Bertotti, "é inadmissível a Rede Globo dispor de 340 canais e retransmissoras de televisão, além de rádios, jornais, revistas e portais de internet para defender o ponto de vista das transnacionais, do sistema financeiro e do agronegócio. Também  denunciou o Ministério das Comunicações por retroceder na agenda deixada pelo governo Lula, em particular no que diz respeito ao Plano Nacional de Banda Larga, que “com Paulo Bernardo virou o plano das teles, que o elegeram homem do ano. O mesmo ocorreu em relação ao conjunto de diretrizes democratizantes apontadas pela Conferência Nacional da Comunicação (Confecom), que foram engavetadas. “Infelizmente, esta não é uma prioridade do governo Dilma. Mas nós estamos aqui para dizer que se a lei não vier pela mão de quem deveria garantir esse direito humano, virá pelas mãos do povo brasileiro”, destaca Rosane.

Outro debate, o Marco Civil da Internet  sofre com um lobby da grandes empresas de telecomunicações. Estas ameaçam a liberdade, a criatividade e a privacidade dos usuários da rede. Para Sérgio Amadeu, representante da sociedade no CGI - Comitê Gestor da Internet, "querem transformar a internet em uma grande rede de TV a cabo; prejudicar quem usa a internet livremente. Por isso temos de defender o Marco Civil'.

Os debates acontecerão nesta terça 23 na OAB.Pa, a partir das 15 horas e participarão Orlando Guilhon pelo FNDC e Sônia Correa, pelo Barão de Itararé.
Participe!
E dia 24, oficina de mídias sociais, no
Sindicato dos Bancários

E na quarta-feira 24, das 9 às 17 h na sede do Sindicato dos bancários (Rua 28 de Setembro, 1210, próximo à Doca-Belém), a oficina de Mídias Sociais, que tem como monitor Alex Capuano, da secretaria de comunicação da CUT nacional, juntamente com a CUT.Pa

A atividade é aberta aos sindicatos filiados à CUT.Pa e entidades parceiras. Contatos pelos fones: (91) 8401.6825, 8412.6134 e 8402.2211. 
Confirmar também por e-mail: cut.para@gmail.com


Programa:
·         Manhã:
o   Apresentação do vídeo Levante a sua voz (17 minutos) – Coletivo Intervozes
o   Debate sobre a concentração da mídia no Brasil e a utilização da internet
o   Apresentação de ferramentas:
§  Facebook
§  Twitter
§  Youtube
·         Tarde:
o   Oficina prática – Destrinchando as redes sociais
§  Explorando o Facebook
§  Mobilizando pelo Twitter
§  O Google enquanto plataforma
·         Youtube e a força dos vídeos
·         Criando um blog e jogando tudo dentro!
·         Encerramento:
o   Lançamento do site da CUT Pará
sábado, 20 de julho de 2013 7 comentários

Parabéns, Niano! E que todos teus dias sejam domingos, dias de alegria e paz!

Meu filhote caçula faz 26 anos hoje. 

É o terceiro dos meus três meninos e meteu a carinha neste mundo em 20 de julho de 1987, aqui mesmo em Belém. 

Fico pra lá de emocionada e grata a Deus e à vida por ser a mãe do ontem pequeno Niano, Ni, Drica,Adri, Nhenhém e tantos carinhosos apelidos. 

Sei que nossa jornada aqui é mais uma de tantas em que a gente vai se conhecendo, se amando, se identificando, se acarinhando. 

Sou muito feliz com meus três filhos e de cada um tem uma montanha de lembranças, nem todas sempre boas mas que tecem a história de cada um e eu junto. 

Do Adri, a que mais toca o coração é lembrar dele, com seus quase cinco aninhos, olhos grandes, lindos e negros, me perguntar: mamãe, hoje é domingo? 

É que da vida corrida e agitada que combinava trabalho, militância e quetais, eu só dava stop nos domingos para passear com ele, pra dar atenção aos pequenos. 

Então, pro Adriano, o melhor dia de toda a folhinha era o domingo. Dizia feliz quando eu dizia: chegou o domingo. 

Ele: obaa, é dia de mamãe! A alegria se espalhava pela casa toda.

Hoje, passados alguns domingos nesses 26 anos, se pudesse entrar na máquina do tempo, botava mais uns dois domingos por semana pra ficar com meus filhos. Não deu. Fica a vontade e uma pontinha de culpa. 

Adriano, meu amor, parabenzaço filhote. 

Sabes que te amo muito e sempre. Feliz vida. 

Nem sabes o quanto me ensinaste e me ensinas todos os dias a ser um ser humano melhor!
beijos,
 mamãe
Adri e UNI, a filhota dele, mais uma amada dentro de casa.
P.S. - Adriano nasceu no dia mais certo e mais parecido com ele: o Dia do Amigo!
sábado, 13 de julho de 2013 1 comentários

Em Altamira.Pa o 11 de julho expôs a vontade de lutar e protestar dos movimentos sociais: infraestrutura.JÁ, comunicação democrática, reforma agrária e não ao PL 4330! É nós!

O 11 de julho de 2013 ficou marcado em todo o país. No Pará, em Altamira, a 740 km da capital do Estado, Belém, a CUT.Pa, Fetagri.Pa, CUT Nacional, MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens, bancários, urbanitários e juventude, os movimentos sociais se unificaram e fizeram duas belas manifestações, uma pela manhã e outra no final da tarde.

A síntese das manifestações está expressada neste registro fotográfico, feito por Vânia Viana e Vera Paoloni.

Bom final de semana e dia 23, participem do lançamento do Comitê Estadual do FND - Fórum nacional pela Democratização da Comunicação. Na OAB-Pa, das 15 às 18 h.

Leia mais sobre o que rolou em Altamira clicando aqui 
Dia 23/7, em Belém.Pa, o lançamento do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Comitê do Pará.
No 11 de julho, em Altamira.Pa, luta conjunta contra o PL-4330 das terceirizações e também pelo cumprimento-JÁ das condicionantes de Belo Monte.
Em Altamira.Pa, o cartaz pregado na porta da agência bancária no dia 11 de julho: porque os movimentos sociais também QUEREM FALAR!
Jovem sindicalista bancário denuncia as precárias condições de trabalho na agência da Caixa em Altamira.Pa.
O MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens firme junto na paralisação de 11 de julho em Altamira.Pa
Juventude e sindicalistas contra o PL 4330: ninguém quer precarização do emprego e direitos sociais!
A voz da CUT.Pa,/FETEC-CN durante a paralisação de 11 de julho em Altamira.Pa
Com alegria, segue a paralisação de 11 de julho em Altamira.Pa. Sol de 40 graus!
Em cada órgão público, a tardicional parada.
Protesto bonito e animado e Altamira.Pa: CUT.Pa, Cut nacional, bancários, urbanitários, Fetagri.Pa, MAB, Levante Popular da Juventude: movimentos sociais querem falar!

Na luta bancários e bancártias do Banpará de Altamira.Pa! 

"O povo, unido, jamais será vencido", grita animada a sindicalista em meio à caminhada de Altamira.Pa no 11 de julho.

Em Altamira.Pa a luta também por transporte público de qualidade e redução-JÁ das tarifas. Muita gente é transportada assim como mostra a foto e a passagem custa R$ 4,00.
Na frente de todos os bancos em Altamira.Pa, a voz dos movimentos sociais: contra alta de juros, pouco emprego e péssimo atendimento.
No Bradesco em Altamira.Pa, a agência é construída com bancários e clientes bem no meio da obra. Desrespeito denunciando e condenado por toda a socideade altamirense.
Quem mora e trabalha na Amazônia, sabe bem o significado do protesto contido nesta faixa.... Fotos: Vânia Viana e Vera Paoloni
Olhaí o recado, Consórcio Norte e governo federal!

Não aceitaremos recuar um milímetro de direitos conquistados. O Brasil é a 5ª potência do mundo, o povo brasileiro também quer esse direito!
Tanto reforma agrária como o cumprimento-JÁ das condicionantes de Belo Monte presentes nas manifestações em Altamira.Pa

Caminhando já no final da tarde, já na 2ª manifestação do dia 11 de julho em Altamira.Pa

E a luta continua.....
Índia munduruku de 70 anos pega o microfone e dá o recado: direitos já!

Movimentos sociais nas ruas do centro de Altamira.Pa em 11 de julho.
Nossas carinhas felizes no entardecer de 11 de julho, já na 2ª manifestação. É nós!

Levante Popular da Juventude apoiando firme a paralisação de 11 de julho em Altamira.Pa
Sindicalista bancária e funci do BB na manifestação em Altamira.Pa

A síntese das vozes das ruas em 11 de julho. Socorro!
 
 
Na passagem das manifestações, muitas cartolinas com as mensagens dos movimentos sociais.

Sindicalista bancário  e funci do BASA brada nas ruas de Altamira.Pa. Viva a luta!

sexta-feira, 5 de julho de 2013 1 comentários

Mamãe faz 80 anos! Que bênção!

6 de julho de 2013! Neste sábado, minha amada mãezinha faz 80 anos e vamos comemorar essas 8 décadas de vida e coragem rodeando a veinha de carinho, na casa dela, em Bragança. Bragança que dia 8 faz 400 anos.

Papai, lá do alto, vai cantar parabéns com a gente!

Mãezinha, nós te amamos, farol de luz e amor! 

Pai e mãe: um amor vivido ali juntinhos por 60 anos.Foto de 26.out.2007
Mano e mãe em março/2013. Ao fundo, o rio Caeté, em Bragança.
Eu, mana e mamãe: rindo à toa....No Natal de 2012.
Eu e mãezinha no dia do niver dela, em Bragança 6.jul.2013.

 
;