quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Belém, a nortista gostosa que tanto amamos, faz 396 anos!

Bom dia, Belém e parabéns pelos 396 anos!! 


Parabéns, linda e amada cidade que resiste bravamente aos desmandos e à falta de cuidado, de carinho de seus governantes. Belém e seu povo merecem chegar aos 400 anos com mudança total de rumos, inversão de prioridades e vida digna e igualitária a cada família, a cada ser que aqui vive e labuta. 


Além de meu abraço à cidade, torço, luto e rezo para que neste 2012 o povo retome a condução dos rumos da cidade de Belém, a cidade em que vivemos, andamos, respiramos e construímos um novo mundo, a partir do nosos mundinho, da nossa rua, de cada vila. A cidade que escolhemos pra viver, morar e sermos felizes. 


 Um beijo pra Belém e deixo aqui o lindo poema de Manuel Bandeira, escrito em 1928:

Bembelelém! Viva Belém! 
Belém do Pará porto moderno integrado na equatorial
Beleza eterna da paisagem
Bembelelém!
Viva Belém!

Cidade pomar (Obrigou a polícia a classificar um adjetivo novo de delinqüente: O apedrejador de mangueiras)
 Bembelelém!
Viva Belém!

Belém do Pará onde as avenidas se chamam Estradas:
Estrada de São Gerônimo
Estrada de Nazaré
Onde a banal Avenida Marechal Deodoro da Fonseca de todas as cidades do Brasil Se chama liricamente Brasileiramente Estrada do Generalíssimo Deodoro
Bembelelém!
Viva Belém!

Nortista gostosa Eu te quero bem. 

Terra da castanha Terra da borracha
Terra de biribá bacuri sapoti
Terra de fala cheia de nome indígena
Que a gente não sabe se é de fruta
 pé de pau ou
 ave de plumagem bonita.

 Nortista gostosa Eu te quero bem.
 Me obrigarás a novas saudades
 Nunca mais me esquecerei do teu Largo da Sé
 Com a fé maciça das duas maravilhosas igrejas barrocas
 E o renque ajoelhado de sobradinhos coloniais tão bonitinhos

Nunca mais me esquecerei
Das velas encarnadas
Verdes
Azuis
Da doca de Ver-o-Peso
Nunca mais

E foi pra me consolar mais tarde
Que inventei esta cantiga:
 Bembelelém! Viva Belém!
Nortista gostosa Eu te quero bem.

 Belém, 1928
--------------------------------------------------------
Bonitas homenagens a Belém no feice:


  • Há 59 anos chegue em Belém(PA) vindo de Abaetetuba para prosseguir os estudos ginasiais (era assim caracterizado) que àquela altura estava iniciando por lá (Colégio Na. Sa. dos Anjos), mas ainda apresentando incertezas. O barco a motor "Caliandares" (do Clodoaldo Ferreira) foi o meio de transporte que me trouxe e ao meu pai, para esta cidade. A alegria me fez esquecer do beijo à minha mãe que daponte cobrou logo: "naõ te despedesde de mim, Maria?" O internato do Colégio Santa Rosa me acolheu durante sete anos, depois fui ficando, pois já sai noiva. Retornei para Belém, definitivamente, um ano depois para constituir familia. Fiz desta cidade meu campo familiar e dediquei-lhe grande amor porque tenho sido muito feliz aqui, onde nasceram minhas filhas, meus genros e netos e netas.
    Neste aniversário de Belém, dedico à cidade todo o meu amor e abraço-a pelo tanto que já me deu e ainda vai me dar, tenho certeza. Amei-a ainda mais quando fui penetrando em sua história política, convivendo com vultos do tipo Lauro Sodré, Antonio Lemos, Magalhães Barata, seus conflitos, e a incursão das mulheres paraenses nas ligas femininas partidárias do tipo Liga Feminina Lauro Sodré, Legião Feminina Magalhães Barata e outras associações que sustentaram meus estudos de pós-graduação e ainda hoje fortalecem minha vontade de estudar e pesquisar nesse campo do comportamento eleitoral. Agradeço à cidade de Belém e à sua gente (que já a minha), minha razão de ser hoje e ao longo do tempo que eu tiver para abraçá-la. 
    Obrigada, querida cidade! Espero que os gestores dêem-lhe o que ela e seu povo merece e espera! Parabéns, Belém, por mais um ano de resistências!
     ·  · r


‎396 anos! Os antepassados sensíveis nos legaram um belo patrimônio. Os insensatos ganaciosos destruiram uns tantos outros. Hoje acredito que não derrubariam mais o Grande Hotel ou a Palmeira. Mas, leio no Liberal de hoje , que silenciosamente as tacacazeiras estão sendo enxotadas para a periferia. Elas deveriam ser incentivadas, assistidas, mantidas. Cultura não é fazer megashow para entreter os maltratados que padecem o caos de cada dia. Daqui a pouco serão as mangueiras, sob a desculpa de que são inadequadas. Para refletir. Parabéns para todos nós que amamos de verdade a nossa cidade.
 · 


  • Belém completa 396 anos hoje. Adoro a cidade, as pessoas e tudo o que vi, comi e conheci por lá. Essas fotos publiquei logo depois da minha primeira viagem pra lá, em 2008. Parabéns Vera Paoloni Leila Jinkings Miguel Takao Chikaoka Mirian Teles De Menezes Teles de Menezes João Ramid João Cláudio Arroyo
    https://picasaweb.google.com/andarilha2/BelemDoPara

    picasaweb.google.com
    Photos by andarilha2, Aug 15, 2008




    • Há mais de duas décadas, ao chegar em Belém, percebi que, nesta cidade abençoada, eu seria feliz. Graças a Deus, eu estava certo. Minha carreira profissional foi construída em Belém. Minha filha Isabela nasceu na capital paraense. Fiz boas amizades, as quais se consolidaram com o passar do tempo. Novas amizades foram e estão sendo construídas a todo momento. Os amores, os dissabores, as superações, os recomeços, as alegrias, as tristezas... Mas, acima de tudo, as (muitas) conquistas, as vitórias, os sorrisos. O saldo, portanto, é positivo. E o cenário, promissor. A você, Belém, que sempre me acolheu com tanto carinho, meu muito obrigado. E feliz aniversário.
       ·  · 

0 comentários:

 
;